Plataformas LMS: descubra como essa tecnologia vem transformando os cenários da educação

 
Blog banner 9.png
 

Learning Management System ou simplesmente LMS, é a tecnologia que permite simular uma verdadeira sala de aula virtual. Conhecido também pela abreviação AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), esta tecnologia possibilita a gestão e implementação de conteúdos através de um ambiente 100% digital.

Durante a última década as plataformas LMS vem ganhando grande espaço no cenário da educação. É praticamente impossível encontrarmos modelos de universidades e instituições de ensino que pratiquem apenas os métodos tradicionais de aula presencial e hoje, acompanhamos a integração dos modelos presenciais, semipresenciais e EaD, o que para o aluno é extremamente vantajoso, pois oferece maior comodidade e facilidade de acesso.

As plataformas LMS são aliadas poderosas no setor da educação e atualmente são mais utilizadas por Centros Universitários e empresas que implementam Educação Corporativa. Entre as diversas características provenientes desta tecnologia, separamos as principais para melhor entendimento e exemplificação de uso.


Gestão de cursos à distância

O elemento básico das plataformas LMS é a capacidade de hospedagem de conteúdos. Esse recurso permite a implementação de cursos EaD, utilizando metodologias pedagógicas e instrucionais que otimizam a experiência do usuário. O LMS recepciona diversos formatos, podendo abrigar: videoaulas, podcasts, apresentações (slides, ppt), e-book, entre outros formatos que contribuem para o dinamismo e a interação no processo de aprendizagem.

Além dessas características, as plataformas provenientes do LMS permitem ainda toda a gestão de matrículas, acompanhamento de desempenho e feedbacks de ambas as partes envolvidas, aluno e empresa responsável.

headway-537308-unsplash.jpg

Espaço individual e personalizado

Diferente da sala de aula tradicional, as plataformas LMS viabilizam um espaço totalmente personalizado para cada usuário. Com isso, é o próprio aluno quem gerencia o seu ritmo de aprendizado, além de contar com a acessibilidade dos materiais a qualquer momento e em qualquer lugar, através de dispositivos móveis ou desktop.

 

Chat e fóruns para discussões

Como parte fundamental na jornada de aprendizagem, os espaços voltado às discussões fomentam a interação do usuário. Dentro desse tópico o aluno pode expor opiniões, tirar suas dúvidas, contribui com sugestões e iniciar chats direto com os responsáveis por determinada tarefa. Em resumo, um modo colaborativo de impulsionar o ensino.

chang-duong-372839-unsplash.jpg

Relatórios e Dashboards

Os relatórios são desenvolvidos para otimizar o acompanhamento de uso. Com eles, a empresa pode mensurar o envolvimento do público, desempenho e ter acesso a notas, tudo através da própria gestão da plataforma. Os dashboards por sua vez, são um ótimo canal de feedback e referência para possíveis melhorias.

 

Prestação de contas e certificação

Somado ao conjunto de benefícios já citados, as plataformas LMS podem fornecer ferramentas para a geração de títulos e o controle de pagamento de contas. Tudo de forma intuitiva e segura para o usuário. Colaborando assim, para a simplificação de operações que no modo tradicional seriam bem mais burocráticas.

Com a conclusão de um curso ou tarefa, o indivíduo é devidamente certificado pela empresa tendo como canal de intermédio, o próprio sistema LMS. Além das certificações, a empresa pode ainda desenvolver programas de incentivo, criando dinâmicas com premiações e quadros de conquistas como estímulos para o usuário.

 

Em uma visão progressiva do futuro, é certo afirmar que a inclusão das tecnologias só tem a contribuir dentro dos cenários educacionais e econômico. Para isso, o LMS da Paso Educação possui os melhores diferenciais do mercado. Entendemos a tecnologia como algo maleável e trabalhamos de forma conjunta para entregar de maneira singular as melhores soluções para cada cliente. Fale com um de nossos colaboradores, tire suas dúvidas, entenda as funcionalidades do EaD e seja um parceiro da Paso Educação, esperamos por você.

rawpixel-com-384904-unsplash.jpg