Gamification: por que esse método gera tanto engajamento?

 
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Engajar pessoas é uma das tarefas mais difíceis para uma organização e dentro do setor corporativo essa atividade se torna um verdadeiro desafio. Se você já lidou com algumas situações como: falta de motivação dos funcionários, baixo desempenho de equipe, interesse quase nulo nas atividades diárias ou pouco comprometimento com prazos e entregas, então você sabe bem do que estou falando.
Pensando em reverter esse quadro, empresas têm adotado medidas diferenciadas para treinar e manter o interesse dos colaboradores nos fluxos entorno do negócio. Um ótimo exemplo são treinamentos que tem como base a dinâmica de games, o Gamification.

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Por que nos interessamos por jogos?

Naturalmente, nós seres humanos buscamos por atividades que nos causem prazer ou sirvam como “fuga” para a rotina de tarefas do dia a dia. Por isso, mesmo em uma era marcada pelo excesso de compromissos e informações, o entretenimento tende a ganhar a nossa atenção.

Por sua vez, os jogos são atividades lúdicas voltadas ao lazer ou entretenimento e tem como principal característica, a habilidade de ativar diversas áreas do nosso cérebro, simultaneamente. Eles são estruturados para nos proporcionar experiências de aprendizagem a partir da imersão, metas, conquistas, tentativas e também o erro.

Segundo Kenski (2003) “O poder de imersão dos videogames e a seqüência constante de desafios são tão fortes que podem levar ao que os psicólogos chamam de flow (“fluxo” em inglês), ou estado de experiência máxima”.

 
 

Cenário Brasil

De acordo com dados, o Brasil é o país com o quarto maior público de games em todo o mundo e o primeiro da América Latina. Esses números representam um movimento de cerca de U$1,5 bilhões de dólares por ano (2016) na categoria. Sendo que, o maior público consumidor de jogos digitais são jovens com idades entre 18 a 35 anos.

A expansão do mercado de games abriu diversas novas oportunidades, hoje já existem inúmeros cursos profissionalizantes e também empresas voltadas à construção de projetos, desenvolvimento e customização de jogos. Além, da própria aplicação dos métodos gamification no ensino superior e empresarial.

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Gamification - As técnicas dos jogos aplicadas ao cenário da Educação Corporativa

São muitas as vantagens que levam uma empresa a implementar conteúdos com base na estrutura de jogos. A estratégia de metas e conquistas, por exemplo, é um grande atrativo. A aplicação do mecanismo pode facilmente simular situações reais, instruindo comportamentos desejados e atitudes a ser tomadas em determinada ocasião.

Diferente da vida real, os games permitem um mecanismo de feedback imediato, sejam eles de sucesso ou falha. Também, desconstroem a cultura do medo da perda, pois possibilitam que o usuário faça novas tentativas e melhore a sua desenvoltura a cada nova aplicação. Estimulando assim, o aprendizado através do próprio erro.

Em uma visão geral, o futuro do mercado de games é certamente promissor. E como resposta a isso, a Paso Educação oferece um serviço especializado na criação e desenvolvimento do método gamification voltado a Educação Corporativa. Nosso diferencial estratégico consiste em fornecer soluções criativas, utilizando o seu próprio material de treinamento, para gerar interação e engajamento com funcionários e colaboradores. Saiba mais em nosso site  e não deixe de falar com um de nossos consultores, eles estão prontos para entender o seu negócio e tirar todas as suas dúvidas.