Realidade Virtual e Realidade Aumentada: conheça suas funcionalidades e vantagens
Você provavelmente tem ouvido falar bastante sobre Realidade Virtual e Realidade Aumentada. É verdade, ambas ganharam grande evidência nos últimos anos e esse fator está diretamente ligado ao modo como passamos a interagir com as pessoas e com o mundo ao nosso redor.
O objetivo deste post é explanar sobre os principais conceitos envolto desses dois termos, suas funcionalidades, benefícios e como podem ser aplicados dentro da realidade atual. Mas antes, vamos entender o que essas duas tecnologias tão semelhantes, porém distintas, significam:
Realidade Virtual
A Realidade Virtual (RV) é uma tecnologia de interfaces que tem como objetivo simular através de sistemas computacionais a realidade a qual conhecemos. No entanto, com elementos existentes apenas no universo virtual. Ou seja, uma imersão em tempo real que pode envolver sentidos visuais, sonoros e até táteis mas que só é possível por intermédio de meios artificiais. Atualmente, as vivências de RV são possíveis através de ferramentas, como: oculus Rift e headsets.
A Realidade virtual teve seu grande “boom” a partir de 2016, mas engana-se quem acredita que esse é um termo atual. A RV vem sendo estudada e testada desde a década de 70, o que mudou é que antes se tratava de uma tecnologia explorada prioritariamente por empresas e agora com o fácil acesso, passou a estar cada vez mais presente na vida e na casa de indivíduos comuns.
Realidade Aumentada
Dentro da mesma linha de novas tecnologias, a Realidade Aumentada (RA) propõe uma integração entre o mundo real e o virtual. Porém, seu objetivo não é retratar fielmente a realidade propriamente dita e sim possibilitar a combinação de elementos reais com elementos computadorizados, de forma simultânea. Sua principal característica é a percepção de elementos de maneira mais próxima.
A indústria de games certamente é a que mais se apropria desse elemento. Ela utiliza as funcionalidades da Realidade Aumentada para oferecer uma imersão mais profunda e intensa ao usuário. Possibilitando assim, que ele se inter-relacione com dimensões distintas. A publicidade é um outro ramo crescente na utilização da RA. Ela oferece aos consumidores uma experiência personalizada de aproximação, simulando produtos e/ou serviços que possam vir a consumir.
Realidade Virtual e Realidade Aumentada aplicadas a Educação
Além das já citadas, áreas como: medicina, psicologia, lazer e educação, vêm constantemente se aprimorando através desses meios. Na educação as Realidades Virtual e Aumentada são sinônimos de inovação e representam uma nova maneira de comunicar e transmitir uma mensagem. Com o auxílio de ferramentas, como: os smartphones, tablets e demais telas que integram o nosso dia a dia, essa aproximação torna-se ainda mais rápida e viável.
Dentro da Educação a Distância, a imersão é essencial para captar a atenção e garantir o envolvimento do aluno. Para isso, soluções como Gamification e Simulações 3D são as opções mais recomendadas para suprir esse tipo de necessidade. Esses métodos proporcionam a vivência e a familiarização com processos garantindo o engajamento.
Para a Educação Corporativa, as estratégias de Gamification representam métodos de incentivos que se encaixam perfeitamente no contexto empresarial. Na prática, essas tecnologias podem ser aplicadas como propostas de treinamentos personalizados visando a participação e o envolvimento dos funcionários.
A Paso é uma empresa atenta a todos os movimentos do mercado de Educação Corporativa e novas tecnologias. Aqui, você conta com uma consultoria especializada que visa identificar e diagnosticar qual solução se encaixa com a necessidade da sua empresa. Conheça os diferenciais dos nossos produtos e entre em contato conosco para um orçamento sem compromisso.