Rapid-learning, Micro-learning e Blended-learning: entenda as diferenças e benefícios.
Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre as diferentes tecnologias e formatos de Ead. O E-learning - modalidade de ensino totalmente online - abriu um leque de oportunidades, entre elas, a possibilidade de otimizar treinamentos poupando tempo e dinheiro através dos seus diferentes formatos de aplicação. No entanto, o E-learning por si só é apenas a base para a construção de diversos outros modelos de ensino que podem impulsionar ainda mais os resultados na gestão da sua empresa. Hoje, falaremos sobre alguns deles.
Rapid-learning
Sem muitos segredos, como o próprio nome entrega o Rapid-learning é desenhado para ser um material rápido. Em tempos de excesso de informações muitas vezes rasas e entregues simultaneamente, nosso cérebro tende a dispersar com certa facilidade. Por isso, a proposta do Rapid-learning é entregar materiais eficientes e objetivos, normalmente com duração máxima de até uma hora, a fim de treinar em grande escala minimizando tempo e custos de investimento.
O principal benefício desse método é o aumento na capacidade de memorização. E para isso, é de grande importância a seleção e curadoria dos conteúdos para que se obtenha um material relevante, íntegro e de fácil compreensão. Atualmente, o Rapid-learning é a escolha de empresas que buscam treinamentos com recursos dinâmicos, otimizados e efetivos.
Micro-learning
O Micro-learning por sua vez, faz referência ao conceito dos pequenos momentos. Pesquisas mostram que a nossa faixa de tempo de concentração dura entre 10 e 18 minutos. Embasado nisso, o Micro-learning propõe que todo e qualquer material de aprendizado possa ser transmitido através de pequenas doses de conhecimento. Isso de forma exclusivamente online e sem interferir no processo de aprendizado como um todo.
Quando falamos de Micro-learning, sua principal vantagem é a capacidade de reter a atenção do aluno, que por sua vez, dispõe de uma carga menor de esforços cognitivos durante o processo de aprendizado. O Micro-learning pode ser utilizado para tutoriais, treinamentos intervalares e materiais que disponham de uma construção de raciocínio, entre outros conteúdos.
Blended-learning
Diferente das modalidades apresentadas acima, o Blended-learning (ou B-learning) possui sua própria particularidade. Esse método viabiliza a integração entre o Ensino a distância e o presencial. Ou seja, o aluno dispõe de uma experiência diversificada, abrangendo conteúdos no formato Ead sendo complementado pela carga presencial.
O Blended-learning é uma estratégia híbrida, a fim de melhorar o desempenho do aluno em ambos os campos da educação. Podendo ser utilizado como um caminho de transição para as novas tecnologias, mas sem descartar as vivências e práticas presenciais.
Todos esses modelos contam ainda com métricas de avaliação e feedback do usuário, para que você possa facilmente mensurar os resultados que não demoraram a aparecer.
A Paso Educação conta com estas e diversas outras soluções. Para nós, um dos principais critérios para o sucesso é a transformação cultural interna focada no crescimento e evolução contínua. E para isso, não medimos esforços quanto a entender e tratar cada necessidade e empresa de acordo com as suas devidas particularidades. Não retarde o desenvolvimento da sua corporação, entre em contato conosco para uma avaliação de caso sem compromisso. Nessa corrida, Você só tem a ganhar.