O que esperar do setor de Educação Corporativa em 2018?

 
Blog-paso.jpg
 

Com a chegada do fim do ano, começa o período de recolhimento dos resultados obtidos pela empresa ao longo do ano. No entanto, é válido ressaltar que não basta apenas gerar números e criar extensos relatórios. Neste processo, o que realmente irá diferenciar sua empresa serão as estratégias e decisões tomadas a partir dos dados coletados.

Com isso, o próximo passo é começar a desenhar o planejamento para o novo ano que se inicia e para te ajudar, separamos aqui alguns temas que estarão fortemente ligados ao setor de Educação Corporativa em 2018, e que você e sua empresa deve se atentar.

Gestão de conteúdos

Não é de hoje que ressaltamos a importância de se ter um bom conteúdo, tanto para o cliente final quanto para colaboradores. Vivemos numa época de imediatismo, somos bombardeados por diversas informações através de múltiplos canais, e por isso, cresce a importância e a necessidade de se planejar um conteúdo relevante, que seja capaz de atrair e conter a atenção do público desejado.

christin-hume-309877.jpg

Hoje, são diversos serviços que otimizam esse processo. Serviços que contribuem tanto na hora de entender e estruturar o tipo de informação, quanto na personalização do conteúdo. Nesta etapa, o essencial é ser criterioso na escolha de um parceiro que auxilie com métodos diferenciados e que inove com canais que entreguem efetivamente a mensagem.

Ao fim, o importante é ter a ciência de que conteúdos bem gerenciados são fundamentais na hora de se comunicar com os colaboradores, pois os mesmos, podem ser decisivos para alavancar o sucesso e o bom desempenho de uma empresa durante todo o ano.

 


 

Os Micro-momentos

Desde 2015 as plataformas do google vem argumentando sobre os micro-momentos, mas afinal, do que se trata esse termo? E principalmente, qual a sua relevância? Em meio a uma era imediatista onde falamos, enviamos mensagens, ouvimos músicas e pagamos contas, tudo por intermédio do telefone celular e ao mesmo tempo, é que surge o conceito de micro-momentos.

Os micro-momentos se tratam do movimento onde o indivíduo vai por sí só até um determinado conteúdo do seu interesse, e nesse cenário, os smartphones são as principais ferramentas que potencializam esse processo, principalmente por estarem o tempo todo acessível a uso.  

É fácil aplicarmos esse mesmo contexto ao cotidiano de uma empresa. Hoje em meio a inúmeras distrações, um dos principais desafios enfrentados pelas instituições é reter a atenção de seus funcionários. E para isso, as empresas devem se atentar a métodos que interajam com o colaborador no momento em que ele está mais propenso a receber a mensagem, através de canais já familiarizados por ele.

rawpixel-com-296621 (2).jpg

Social Learning

Ainda pouco discutido, o termo Social learning é um complemento as praticidades já entregues pelo método E-learning. Por sua vez, o Social learning trás o diferencial da interação. Assim como nas redes sociais, essa tecnologia possibilita que o usuário se comunique e compartilhe o conteúdo recebido, em outras palavras, uma verdadeira experiência de aprendizado em rede.

Se a empresa já trabalha com a tecnologia de EaD, é benéfico que os seus conteúdos se propaguem para o maior número de colaboradores e para isso, um caminho assertivo é a implementação do social learning através de canais como: redes sociais internas, fóruns de discussão, chat aberto, entre outras.

O Social learning se caracteriza principalmente pelo engajamento através da troca e compartilhamento, fazendo com que o conhecimento adquirido seja repassado e alcance um maior número de pessoas. Além do benefício de ser uma metodologia ampla, que possibilita a interação e o feedback entre diversas partes.


 

Realidade virtual e Realidade Aumentada

Não é de hoje que falamos sobre Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (AR), a algum tempo vem se discutindo sobre a inserção dessas novas tecnologias no ambiente corporativo, e em análise aos próximos anos, essa modalidade está entre uma das mais consideradas na hora de executar um planejamento estratégico para o setor interno das empresas.

Isso se deve, a valorização da experiência como forma de atrair e despertar o interesse dos cooperadores, seja com um produto ou com situações rotineiras da área. Tanto a Realidade Virtual quanto a Realidade Aumentada possibilitam a interação com o mundo de maneiras diferentes da qual conhecemos, e ambas, proporcionam uma imersão em profundidade em temas determinados pelo interesse da empresa.

paul-bence-391981.jpg

Na Paso Educação estamos atentos a todos os movimentos do mercado, e por isso, fornecemos soluções que visam colaborar com o desempenho da sua empresa e da sua equipe. Pois acreditamos fielmente que o principal fator de sucesso consiste em investir num recurso essencial: pessoas.

Quer saber mais? Conheça as nossas soluções ou entre em contato com a nossa equipe.